top of page
Buscar

Estudos revelam: o pilates é o melhor exercício no controle da dor lombar. 



ree

A dor lombar é a dor localizada referida entre a última costela até a região glútea e é uma realidade que pode levar à incapacidade em realizar atividades do cotidiano, variando desde a dor até o medo em se movimentar.

Diversos fatores podem colaborar para o seu surgimento, desde as causas intrínsecas relacionadas às alterações congênitas, degenerativas, inflamatórias, infecciosas, tumorais e mecânico-posturais, estas estão relacionadas à lombalgia inespecífica, que correspondem a maioria dos casos trabalhados aqui na nossa Clínica localizada na zona norte de Recife. Outros fatores podem promover o risco de desenvolver lombalgia, como, por exemplo, desequilíbrios entre os esforços durante as atividades de vida diária que excedem a capacidade funcional do indivíduo, como por exemplo pegar mais peso do que seu corpo aguenta, pessoas com comorbidades, fumantes e obesos e/ou fatores psicológicos como a ansiedade, depressão, insatisfação e estresse mental no trabalho e imagem corporal negativa.

  O fisioterapeuta tem a capacidade de dar um diagnóstico físico funcional da patologia, identificando assim, qual a causa da limitação, da lesão do paciente, elaborando desde a prevenção dos sintomas da patologia, como fazendo com que estes sintomas não reincidam, melhorando assim a capacidade funcional desse paciente e a sua qualidade de vida. 

         Um dos principais tratamentos para dor região lombar é o EXERCÍCIO, qualquer modalidade desde que bem dosado, entretanto o Pilates se tornou um destaque na literatura científica devido aos seus grandes benefícios.

Em estudo, realizado sistematicamente por meio de seis bancos de dados eletrônicos, comprovaram que o pilates pode ajudar em diferentes desfechos principlamente em relação a dor.

  Você sabia que dentre os 118 estudos (9.710 participantes), os indivíduos apresentavam idade entre 18 e 61 anos e dentre as OITO MODALIDADES de exercícios, o pilates foi mais eficaz na probabilidade de reduzir a DOR (93%) e a INCAPACIDADE (98%).

Por fim, vale ressaltar que nem toda dor na lombar está associada a traumas na região lombar e que ao sentir qualquer sintoma você deve procurar um Fisioterapeuta ou profissional capacitado. É fato que  indivíduos pouco ativos e com experiências de estratégias de enfrentamento da dor inadequadas apresentam maior viabilidade em apresentar dor, portanto um corpo feliz é um corpo que mexe. 



Para maiores informações sobre dor na lombar e como o pilates pode te ajudar entre  em contato conosco: 81 981977844 que será um prazer te ajudar. 

 

Texto por Kamila Passos e Clara Guerra.

 

Referências: Fernández-Rodríguez R et al.,  Exercise Options for Reducing Pain and Disability in Adults With Chronic Low Back Pain: Pilates, Strength, Core-Based, and Mind-Body. A Network Meta-analysis. J Orthop Sports Phys Ther. 2022


 
 
 

Comentários


bottom of page